Dia Mundial do Solo | 5 de dezembro
Dia Mundial do Solo | 5 de dezembro

Sabia que os solos constituem os principais reservatórios globais de biodiversidade?

O Dia Mundial do Solo foi estabelecido pelas Nações Unidas em 2013 após reconhecimento de uma ameaça globar deste valioso recurso.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) os solos são fundamentais para a sustentabilidade de ecossistemas saudáveis e o bem-estar humano. Estudos recentes revelam que os organismos do solo desempenham um papel crucial na produção de alimentos, preservação da saúde humana, recuperação de locais poluídos e combate às mudanças climáticas.

Existe também uma relação inequívoca entre a qualidade dos solos e a da água. A boa gestão dos solos está intimamente relacionada com a melhoria da disponibilidade de água e quando o equilíbrio desta relação é afetado leva à consequente degradação dos solos, seca e desertificação, desafios que têm vido a ser crescentes e de dimensão mundial.

Tal como noutros setores, é importante promover a consciencialização e promoção da sustentabilidade dos recursos limitados do solo, utilizando a melhor informação científica disponível para tomar as melhores decisões na sua gestão tendo por base todas as dimensões do desenvolvimento sustentável.

 #solo #qualidadedaagua #disponibilidadedaágua #desertificação #sustentabilidade #desenvolvimento #hidroval